COMUNICAÇÃO
por Renato Fazzolari
Quem fala errado, é a Mônica ou o Cebolinha? Se você respondeu que é o Cebolinha, você pode ter respondido certo ou errado, vai depender da intenção de quem perguntou. Pois o Cebolinha, dos personagens do Mauricio de Souza é o que troca os "Rs" pelos "Ls". De maneira que o Cebolinha fala errado, mas ele fala "elado" e não "errado".
Esse exemplo serve para demonstrar o quanto a comunicação é complexa.
E não é por menos que a deficiência de Comunicação é o item mais comum das queixas nas empresas e, a principal causadora das ineficiências nos relacionamentos interpessoais, geradora dos maus ambientes de trabalho.
Vamos a algumas dicas, não de como se comunicar, mas de como entender a comunicação.
Os especialistas no assunto garantem que a comunicação ocorre até 35% de maneira Verbal e 65% Não Verbal, e eu acrescento que nesses percentuais está a comunicação invisível.
E o que é cada uma delas:
A comunicação verbal é a falada;
A comunicação não verbal é quando esta não se dá através da fala pura e simples. A entonação das palavras agressivas, carinhosas, lentas, aceleradas etc., levará a comunicação com a emoção. A expressão corporal tem um papel de destaque na comunicação não verbal.
Precisamos saber que cada indivíduo tem um ponto mais forte na captação das mensagens. Uns são mais auditivos, com esses funciona melhor a conversa; outros são mais visuais, para os quais funcionam melhor as mensagens escritas e, tem os que são mais sinestésicos, que captam melhor quando as mensagens vêm acompanhadas de expressões, esses se dão bem com os italianos que falam mais com as mãos.
Por isso é interessante saber se os canais de comunicação utilizados estão levando em conta todos esses fatores.
Mas também falei da comunicação invisível, que apesar de todos a sentirem e vivenciá-la, ninguém é capaz de se conscientizar de sua importância, e por ela ser invisível, é a principal causadora dos danos na comunicação.
Mas afinal o que é a comunicação invisível?
É o clima emocional da empresa e se faz sentir através das vibrações amorosas ou odiosas que existe entre as pessoas, é o que se sente, mas que não se sabe explicar. É o prazer ou desprazer que se tem em estar no ambiente de trabalho. E essa vibração é que fará com que haja a predisposição para a boa ou má comunicação.
Agora, é muito importante saber que: quando a vibração está ruim, é uma conseqüência de outros fatores que não andam bem na empresa e, são eles que devem ser identificados, para melhorar a qualidade da vibração invisível.
E você, como está sentindo a vibração em sua empresa? |