O Que é Um Bom Ambiente de Trabalho?
por Renato Fazzolari
O que é afinal um bom ambiente de trabalho?
Seria um lugar em que todos são cordiais, sorridentes, em que jamais um contradiz o outro, em que os funcionários e as respectivas famílias se visitam?
Se a empresa estiver indo otimamente bem, até que os ingredientes acima podem representar um bom ambiente de trabalho, porém, se ela estiver mal das pernas, pode ser que o modelo acima seja a causa do insucesso, e falar que a empresa tem um bom ambiente de trabalho seria quase uma heresia.
Eu explico:
Um bom relacionamento profissional não necessariamente deve ser um relacionamento de aceitação irrestrita; o dia a dia é naturalmente gerador de conflitos, disputas e competitividades, e quando o ambiente está naquela “mornosidade”, acomodado em um comportamento de excessiva consideração entre departamentos e funcionários, pode ser que as condições criadas pelo ambiente impossibilitem uma atuação profissional mais firme, objetiva e necessária.
De maneira que, um bom ambiente de trabalho não deve ser confundido com um reduto de pessoas "boazinhas" (visto que "boazinha" já é um diminutivo de boa, é quase um "ruinzinho").
No trabalho as pessoas devem ser cordiais, sim, porém, com alto respeito profissional entre si, e respeito profissional implica em aceitação dos pontos de vista diferentes e quando necessário, se contradízerem com firmeza.
Eventualmente as caras podem ser mais severas e menos risonhas. Os profissionais devem ser responsáveis, e mesmo que as famílias não se visitem, o importante é que cada um saiba que sua postura profissional estará mais do que participando de um ato social, estará cumprindo o dever de ajudar a empresa a prosperar, e com isso garantir o salário e o emprego do colega, cuja família nem sequer conhece.
Portanto, bom ambiente de trabalho é cordialidade, porém com alto respeito e postura profissional.