A quem se destina: A todas as empresas que queiram solucionar qualquer tipo de problema nas interrelações departamentais e pessoais, e tornar a empresa mais ágil.
Objetivo: Eliminar os gargalos e bloqueios operacionais entre departamentos e pessoas. Agilizar os fluxos operacionais. Criar uma comunicação objetiva e saudável entre departamentos e pessoas. Criar cultura que automatize continuamente, a eficiência no inter-relacionamento departamental e pessoal na empresa.
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA.
O princípio básico deste sistema é modificar o pensamento cultural que ainda predomina na maioria das empresas em que:
“FIZ A MINHA PARTE, AGORA O PROBLEMA É DO OUTRO”
Pois podemos afirmar que, em se tratando de empresa, a realidade é:
“FIZ A MINHA PARTE, AGORA O PROBLEMA CONTINUA SENDO DE TODOS”
O que propomos fazer é, através de instrumentos e metodologia própria, conscientizar a todos os funcionários que, quando um trabalho é feito de maneira inadequada, irá comprometer toda a seqüência de operações até chegar ao produto final, de maneira que todos irão perder, inclusive o próprio funcionário, pois as conseqüências serão:
- DEFICIÊNCIAS OPERACIONAIS - QUALIDADE PREJUDICADA - DESPERDÍCIO DE TEMPO E MATERIAL - DESGASTES NOS RELACIONAMENTOS PESSOAIS - FLUXOS OPERATIVOS COM GARGALOS - AUMENTO NOS CUSTOS - PERDA DE COMPETITIVIDADE - COMPROMETIMENTO NA MARGEM DO LUCRO, E PREJUÍZO.
Em função do apresentado é que o Sistema irá intervir para que o comportamento coletivo se modifique em uma atuação dinâmica de:
“FAZER PARA O PRÓXIMO TUDO QUE GOSTARIA QUE LHE FOSSE FEITO”
O Sistema fará com que todos os funcionários identifiquem o quê ou quem, são seus reais Fornecedores ou Clientes, os problemas que deverão ser solucionados junto a estes, e como solucioná-los, além de identificar seus próprios problemas departamentais e pessoais, que também necessitam ser solucionados.
O SISTEMA É COMPOSTO DE:
- Diagnóstico junto à Direção e os Departamentos - Identificação das deficiências e Gargalos que interferem na eficiência da empresa - Identificação e conscientização para todos, de quem são seus fornecedores e seus clientes, quais os problemas que necessitam ser resolvidos, e como solucioná-los. - Formação de grupos e sub-grupos que operacionalizarão o Sistema. - Treinamento de conscientização, sensibilização e de operacionalização do Sistema, para os grupos, os sub-grupos, e a todos os funcionários. - Instrumentos e mecanismos formais de operacionalização e sustentação do Sistema. - Cronograma das operações. - Acompanhamento e garantia de que as ações estão sendo realizadas e corretas.
O Sistema, além de corrigir as deficiências detectadas, sedimentará a filosofia de saudável e eficiente relacionamento entre fornecedores e clientes, tanto organizacional, entre os departamentos, quanto comportamental, entre as pessoas. Criará condições de os funcionários, independente de nível ou posição hierárquica, participarem efetivamente e com autonomia na gestão operacional, propiciando automatismo no contínuo aprimoramento e agilização das operações.
RESULTADOS A SE OBTER.
NO COMPORTAMENTAL
- ENVOLVIMENTO - COMPROMETIMENTO - PARTICIPAÇÃO - COMUNICAÇÃO - MOTIVAÇÃO - PRODUTIVIDADE - AÇÃO PRÓ-ATIVA - EFICIÊNCIA
NO ORGANIZACIONAL
- ELIMINAÇÃO DOS GARGALOS - AGILIZAÇÃO DOS FLUXOS OPERACIONAIS - RACIONALIZAÇÃO DOS TRABALHOS - TRANSPARÊNCIA - AUMENTO NA QUALIDADE TOTAL - AUTO-GESTÃO - ECONOMIA DE TEMPO, MATERIAL E DINHEIRO - REDUÇÃO DOS CUSTOS - AUMENTO DE EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE
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